Município de Lagarto acabou com as filas nos postos de Saúde durante as madrugadas Destaque

Lagarto viveu momentos de dificuldades por muitos anos quando se tratava de marcar uma consulta no posto de saúde. As pessoas chegavam durante a madrugada e montavam um verdadeiro acampamento em busca de atendimento.

Depois de tanto tempo e mesmo tendo uma realidade repleta de dificuldades, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleos de Atenção Básica e de Especialidades, mostrou competência e resolveu o referido problema. Hoje, o lagartense não precisa mais enfrentar longas filas, ou, dormir nas portas das unidades para conseguir ser atendido por um médico ou mesmo marcar um exame, como era antigamente.

Alguns pontos ainda sofrem suas deficiências referentes ao tempo; porém, os postos de saúde não possuem mais esperas longas.

O nosso exemplo vem através do “Posto do Leite” – Unidade Básica de Saúde Leandro Maciel, que tem um novo modelo de atendimento de fato. Segundo o prefeito Valmir Monteiro, a nova modalidade “superou um passado” difícil para o cidadão. “Antes quando fechava o posto já tinha gente esperando para ser atendida no dia seguinte”, relembra.

p1ctvbj8c9ij31c9116b816b813758

O prefeito ainda disse que a unidade chegou a atender quase 800 pacientes em um só dia. “Foi preciso deslocar servidores de outros setores de forma temporária para auxiliar e atender a todos”, completou.

Lagarto diferente de outras cidades

Lagarto vive uma realidade diferente do relatório produzido pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) sobre o funcionamento dos postos de saúde do Brasil, onde verificou-se a falta de equipamentos e estrutura em unidades de todo o país. Um relato de que 52% dos postos de saúde não possuem megascópio, aparelho usado para iluminar radiografias, 29% não possuem estetoscópio e 32% não têm sequer impressoras. Os dados foram coletados no ano passado durante vistorias feitas por fiscais dos conselhos regionais de medicina.

Lagarto conta com unidades de saúde bem estruturadas, com quadro de profissionais completo e uma gestão que trabalha para garantir as melhorias necessárias aos usuários do SUS.

Colhendo bons frutos

Devido as essas melhorias, a Secretaria de Saúde conquistou, de acordo com uma pesquisa realizada pelas Ouvidoria e a Coordenadoria de Informações e Estatísticas, 70% de aprovação da população, no tocante aos atendimentos nas recepções e clínicos nas UBS.

A pesquisa ainda deixou claro que 22% dos usuários avaliam como ótimo os serviços ofertados da Secretaria de Saúde.

Ler 598 vezes Modificado em Quarta, 09 Janeiro 2019 11:02