Projeto Todo Som criado pelo Município entrega o 100º aparelho auditivo

Projeto Todo Som criado pelo Município entrega o 100º aparelho auditivo Destaque

A Secretaria de Saúde de Lagarto esteve presente nesta quarta-feira, dia 7, na Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Campus Lagarto, para participar da Semana da Audição. Na oportunidade foi realizada a entrega do 100º aparelho do Projeto Todo Som - uma parceria entre o Município e a UFS iniciado há mais de um ano.

O projeto do Tom Som tem por objetivo ir além do tratamento auditivo: é a reincessão social dos pacientes, uma parceria a fim de oferecer aos usuários do município de Lagarto e toda região o acesso à saúde auditiva de forma integral.

“Tivemos, inclusive, registros de pessoas que chegaram a falecer aguardando a entrega do aparelho via capital. Hoje estamos aqui felizes e fazendo a entrega do 100ª aparelho em menos de um ano de projeto”, explicou Scheila Paiva, Fonoaudióloga da UFS e Coordenadora do Todo Som.

A profissional pontuou, ainda, outras atividades que vão além da entrega de aparelhos e que fazem parte do projeto. “Realizamos capacitação em libras em toda rede de saúde via atenção básica e especializado, propocionando que uma pessoa surda possa chegar no posto de saúde e realizar seus exames. Temos cinco grupos de terapia ocupacional com os idosos, crianças e usuários de aparelhos entre outros eventos, como exemplo, o fórum já realizado para tratar destes assuntos”, informou.

Além dos serviços ofertados, a Secretaria de Saúde acaba contribuindo via Projeto Todo Som para a formação dos discentes da Universidade Federal de Sergipe. Através do projeto, quatro residentes de fonoaudiologia auxiliam de perto nas atividades do dia a dia, na realização de exames audiológicos, bem como, na adaptação dos aparelhos. O estágio extracurricular também tem sua participação com alunos da terapia ocupacional, medicina, fonoaudiologia e fisioterapia.

A Gestão Municipal ressaltou as dificuldades encontradas, frisando a determinação de todos para elaboração do projeto e consequentemente o sucesso do mesmo. “Eu só tenho a agradecer a todos os envolvidos, vamos continuar avançando ainda mais nas ações do Todo Som para que mais pessoas possam ser ajudadas”, disse Valmir Monteiro, prefeito de Lagarto, destacando que os recursos que auxiliam este projeto podem ser melhorados.

“Estamos conseguindo alcançar esses números com muito trabalho e apenas com recursos próprios, os recursos ainda são pequenos para manter todo esse trabalho. Por isso, que busco a parceria, precisamos de pessoas e instituições que nos ajudem a continuar com tantas ações que beneficiam a nossa gente, estou muito feliz”, disse o prefeito.

“Para que tenhamos ideia da importância do Projeto Todo Som, antigamente cerca de cinco pessoas conseguiam ter acesso ao aparelho auditivo via Aracaju. Em muitas das vezes, pessoas chegaram a falecer na fila de espera. Hoje, com o projeto, já são 100 pessoas beneficiadas, pessoas que não conseguiam se quer assistir à TV e hoje conseguem ouvir perfeitamente bem. Vamos continuar trabalhando para garantir saúde da melhor maneira possível”, disse o Secretário Cleverton Oliveira.

A Coordenação de Especialidades, explica a importância de parcerias para que muitas ações possam ter êxito. “Foi uma coisa relâmpago mas que chegou para ajudar. Às vezes parece ser mentira, há pouco mais de um ano estávamos em uma mesa de reunião vendo a possibilidade de implantar o projeto, hoje, estamos celebrando a entrega do centésimo aparelho. Tudo isso, graças ao empenho do Secretário, do gestor, dos servidores envolvidos e dos colaboradores. Ainda temos muito a fazer”, explicou Marilisa Rodrigues, Coordenadora da Atenção Especializada.

Ler 127 vezes Modificado em Quinta, 08 Novembro 2018 19:06