SMS realizou grande Caminhada que abriu oficialmente a campanha do Outubro Rosa

SMS realizou grande Caminhada que abriu oficialmente a campanha do Outubro Rosa Destaque

Uma parceria com o Instituto Anna Hora Prata, levou ao conhecimento da sociedade a importância de realizar o diagnóstico precoce e consequentemente evitar o câncer de mama.

Ser destaque em tudo que participa, esse é um dos objetivos da Secretaria de Saúde de Lagarto.

Neste mês de outubro, a Secretaria de Saúde conseguiu reunir entre servidores, população, comerciantes, autoridades e estudantes uma multidão, para realizar com maestria a grande caminhada que abriu oficialmente a campanha “Outubro Rosa”.

Uma grande parceria entre o órgão e o Instituto Anna Hora Prata (Hospital de Amor), este ligado ao Hospital do Câncer de Barretos, onde juntos, levaram ao conhecimento da sociedade a importância de realizar o diagnóstico precoce e consequentemente evitar o câncer de mama.

“Alegre, vendo o entusiasmo de todos em passar essa mensagem para a população. Na qualidade de gestor entendo que a prevenção é o melhor caminho para que tenhamos uma sociedade mais saudável e atenta”, disse Valmir Monteiro, Prefeito de Lagarto.

Valmir ainda ressaltou que a máquina pública abraça e a coloca à disposição de todos para que as pessoas entendam ao máximo a importância da prevenção e principalmente via SUS.

A campanha Outubro Rosa em Lagarto teve início com uma missa celebrada na Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, saindo em caminhada pelas ruas do centro de Lagarto.

rosa1

A culminância foi no Mercado Municipal, onde muitos serviços de saúde foram disponibilizados para feirantes, comerciantes e população no geral.

Atendimentos importantes como: médico do trabalho, medico clínico geral, exames de mamografia, agendamentos de exames, atendimento odontológico e muitos outros.

O Secretário de Saúde de Lagarto, Cleverton Oliveira, destacou o empenho de todos e o calendário de campanhas que vem sendo cumprido à risca pela referida pasta.

“Estamos atentos a todos os eventos ao longo do ano, estamos trabalhando de setor em setor para garantir a realização e a chegada de muitas ações em saúde pública para as diversas comunidades da nossa cidade. Nossos servidores estão empenhados ao máximo para que tudo possa sair na mais perfeita qualidade, temos o apoio importante da gestão que nos possibilita apresentar essas ações”, concluiu Cleverton.

Durante a caminhada era possível notar algumas faixas que pediam a atenção de homens e mulheres para o referido assunto, bem como, um alerta para o “Novembro Azul”, campanha que se inicia no mês seguinte e trata sobre a prevenção do câncer de próstata.

Ao final do evento, muitas atividades foram realizadas, como por exemplo, coreografia que ensina a detectar o câncer de mama, sorteio de brindes e um lanche especial.

A organização do Outubro Rosa que ficou a cargo do Núcleo de Atenção Básica-SMS contou com o apoio de todas as Secretarias do município.

É uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e a partir de 2011 sobre o câncer de colo do útero em diversos estados. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante todo este mês.

Ler 127 vezes Modificado em Quarta, 10 Outubro 2018 00:09