Secretaria de Saúde realiza I Fórum de Atenção Especializada à Saúde

Secretaria de Saúde realiza I Fórum de Atenção Especializada à Saúde Destaque

Com o objetivo de discutir a Atenção Especializada na Região Centro-Sul Sergipana, a Secretaria de Saúde em Lagarto organizou nos dias 13, 14 e 15 de Junho o I Fórum de Atenção Especializada à Saúde. Foram discutidas questões relacionadas à Saúde de Pessoas com Deficiência. Tema que tem sido a cada dia dedicado à discussão com as equipes Multiprofissionais compostas por profissionais da rede, docentes das Universidades e profissionais convidados especialmente para discutir as demandas referentes à Deficiência Física, Intelectual e Auditiva na região.

No primeiro dia, os participantes discutiram a organização da rede de atenção especializada e os processos de Referência e Contra-referência com os coordenadores e representantes da Secretaria Municipal de Saúde. Ainda no dia 13, profissionais atuantes na área de Deficiência Física apresentaram os desafios e conquistas em cada área de atuação

Para o gestor municipal, o evento demonstra a qualidade das ações apresentadas pelo município de Lagarto com as parcerias firmadas. “Esse fórum mostra como o Município de Lagarto é competente em tudo que faz, mostra como nos preocupamos com as pessoas com deficiência física, intelectual e auditiva não só de Lagarto, mas de toda a região”, comentou o prefeito Valmir Monteiro.

No dia 14, a Deficiência Intelectual foi pauta de ampla discussão entre professores da rede de educação, profissionais de Saúde e estudantes que levaram demandas, como a necessidade imediata de contratação de profissionais para atendimento de demanda reprimida em fila de espera atualmente e que, a partir da inauguração do Centro Especializado de Reabilitação, será beneficiada.

No dia 15, a equipe de Saúde Auditiva, já em atividade desde 8 de maio de 2017, por meio da cooperação técnica firmada entre a Prefeitura e a Universidade Federal de Sergipe, comemorou um ano de atividade do programa Todo Som que já beneficiou mais de 40 pessoas com a entrega e adaptação de aparelhos auditivos e mais de 50 pacientes em fase de diagnóstico e tratamento para Reabilitação Auditiva.

O Secretário de Saúde, Cleverton Oliveira, apontou como bastante produtiva a realização do fórum. “Precisamos de momentos, encontros como estes, que nos possibilitem lutar por direitos das pessoas com deficiência. Essa área sofre muita carência de ações, com este fórum ampliamos o leque e abrimos uma visão diferenciada para tratar do assunto”, disse.

O evento reuniu mais de 150 pessoas interessadas em participar ativamente das discussões para aprimoramento do trabalho e qualificação dos profissionais de saúde e educação da Região Centro-Sul de Sergipe.

Ler 67 vezes Modificado em Quinta, 12 Julho 2018 10:31