Registro Positivo: Núcleo de Atenção Básica divulga os números de atendimentos realizados no “Dia Mundial da Saúde” Destaque

Os eventos que englobam a Secretaria Municipal de Saúde têm surtido efeitos relevantes e bastantes positivos junto aos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda no mês que celebra o “Dia Mundial da Saúde” e que foi comemorado em Lagarto, no último dia 5, teve participação grandiosa do Núcleo de Atenção Básica, responsável pelas atividades que cuidam da população nas comunidades.

De acordo com os números divulgados pela Secretaria Municipal, foram seis médicos à disposição dos usuários e que ao final resultou em 183 atendimentos. Na área de enfermagem (Exames de Lâmina com resultados na hora) obteve 44 atendimentos através de dois profissionais. O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) esteve presente e contribuiu com 64 atendimentos gerados por meio de fonoaudiólogo e nutricionista, especialidades bastantes procuradas nos últimos meses pela população.

Os atendimentos de práticas integrativas têm aumentado gradativamente e registrou 115 pessoas assistidas, foram ofertas em acupuntura auricular, massoterapia e Reik. Ação esta que foi elaborada pela Secretaria de Saúde em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Além de todos serviços em saúde, a Atenção Básica disponibilizou por meio do Núcleo de Educação Permanente, as seguintes palestras:

• Você sabe o que é Educação Permanente em Saúde?
• Gravidez na Adolescência;
• A importância do acompanhamento e desenvolvimento da criança;
• Aedes Aegypti: desafios e perspectivas no controle;
• Atuação dos técnicos de enfermagem da atenção básica em saúde;
• Abordagem primária no tratamento da tuberculose;
• Hanseníase: diagnóstico e tratamento;
• Reforço positivo do comportamento.

Ao todo, foram registrados 280 inscritos, totalizando com 248 presentes nas referidas palestras. De acordo com a Secretaria de Saúde, somente no Dia Mundial da Saúde, a Atenção Básica assistiu 655 usuários do SUS. Uma mostra do elo de confiança positivo entre a Administração Municipal e população.

p1cac4ncest6913le3271qvj1qm73c

p1cac4ncescic1ob9uvldm61rb93d