Secretaria de Saúde se faz presente junto às famílias do município através das ações do Nasf Destaque

O Nasf tem estado presente em diversas comunidades lagartenses, com diversas ações.

A Secretaria de Saúde de Lagarto intensifica com o máximo de responsabilidade ações do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). Com isso, os resultados começam a aparecer positivamente.

3d7d4190 1f75 4736 a4d2 b8d84781e3a7

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que atuam de maneira integrada e apoiando os demais colegas das Equipes Saúde da Família e da Atenção Básica para populações específicas. Sempre compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade das respectivas equipes.

O Nasf tem estado presente em diversas comunidades lagartenses com excelentes ações. Assim foi na Unidade Básica de Saúde José Serafim, no Povoado Brejo, discutindo o tema ‘Pré-natal’, colocando em prática temas relacionados ao aleitamento materno e ao desenvolvimento motor oral da criança.

Na mesma comunidade, já foram pautadas junto aos usuários os temas Autoestima e Depressão, com atenção para planejamento e criação de projetos terapêuticos para os usuários.

f98f8cc5 650f 4ee0 8410 3f3716c1110a

“Como temos um calendário extenso e com muitas atividades junto à população, vamos agindo área por área, assim, ninguém fica desassistido. São ações que contribuem muito para as famílias do município, falando preventivamente”, explicou Andrea Viana, coordenadora do NASF.

Nos últimos dias quem também recebeu atenção do Nasf foram os moradores do Povoado Cajazeiras, recebendo atendimento domiciliar. As gestantes que compreendem a área de abrangência da Clínica Saúde da Família Antônio Maroto tiveram acesso aos ‘10 passos para uma alimentação saudável’.

O Secretário de Saúde Cleverton Oliveira ressalta a importância de prevenir as famílias. “Estando com as famílias, observando o dia a dia de cada uma delas, a Secretaria pode e tem a possibilidade de desenvolver ações mais a fundo de acordo com as necessidades de cada família. Nos dedicamos a um planejamento eficaz”, enfatizou o secretário.

ce82e884 6e16 4517 9bbd b0f5eee99e2d

Outros assuntos importantes e que estão presentes no dia das comunidades são tratados de forma preventiva pelo Nasf, a exemplo, do atendimento domiciliar no Povoado Pururuca com acompanhamento em casos de microcefalia. O núcleo também vem realizando trabalhos específicos com os residentes de Nutrição e Alimentação Saudável da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Ler 212 vezes Modificado em Terça, 06 Março 2018 11:48