Centenas de pessoas são atendidas pela Secretaria de Saúde em mais uma ação da Prefeitura Itinerante Destaque

A Administração Municipal esteve nesta sexta-feira, dia 1° de setembro, no Conjunto Albano Franco, com a Prefeitura Itinerante, onde disponibilizou ações em praticamente todas as suas pastas.

01

A Secretaria de Saúde, por sua vez, esteve presente com uma série de especialidades importantíssimas para as comunidades assistidas. O evento foi realizado na Clínica Saúde da Família Dr. Davi, e teve atenção redobrada aos moradores do Albano Franco, Loiola I e II, Jardim Campo Novo e Barragem.

As pessoas que foram em busca de atendimento clínico foram atendidos por profissionais sérios e dedicados ao Sistema Único de Saúde – SUS, bem como, através de nutricionista, ginecologista, pediatra entre outros.

A equipe do Centro de Referência a Saúde do Trabalhador – CEREST - esteve mais uma vez presente com suas amplas ações, a exemplo do teste de glicemia, aferição de pressão arterial e atendimento com o médico do trabalho. Orientações também foram realizadas no estande do setor na parte externa da clínica.

04

As mães da região acompanharam de perto a realização de triagens auditivas em crianças de 0 a dois anos de idade; além dessas, mais 20 consultas foram agendadas para este mês de setembro na referida unidade. “Eu fiquei feliz, meu filho foi atendido, por enquanto nada foi detectado, isso deixa a gente mais tranquila”, afirmou, contente, a dona de casa Rafaela de Assis, moradora do Loiola II.

Quem foi em busca da técnica de relaxamento, houve as práticas integrativas do Reiki e Acupuntura, serviços ultimamente bem procurados nas ações da Prefeitura Itinerante. Já quem procurava prevenção contra o HIV, Sífilis e Hepatite contou com os profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA - que além dos testes rápidos, fizeram a distribuição de preservativos masculino e feminino.

O Secretário de Saúde do Município, Cleverton Oliveira, destacou a força de vontade dos servidores Municipais e ressaltou o quão está sendo importante a presença nos bairros e povoados com todas as equipes e especialidades. “Você percebe o brilho no olhar de cada colaborador ao atender uma pessoa; não é apenas por atender, é a vontade de fazer bem feito, isso é notório. Não podemos deixar de ressaltar o interesse da população em ser atendido, em buscar a prevenção. Tudo isso é muito bom, dá uma noção bem significativa de como devemos agir”, afirmou.

07

A carreta de prevenção e combate ao câncer do Hospital de Barretos, através do Instituto Anna Hora Prata, esteve presente e realizou várias mamografias, serviço este muito requisitado em Lagarto, como aponta a moradora do Jardim Campo Novo, Dona Elizete Conceição. “Ainda bem que estão se preocupando com os mais carentes, eu mesmo não sei quando poderia fazer um exame como esse. Hoje vou para casa satisfeita, foi rápido e as meninas atendem a gente muito bem, só tenho a agradecer a todos”, disse feliz a aposentada.

02

Além das pessoas que foram atendidas com o agendamento prévio, mais 20 pessoas que foram até local ficaram pré-agendados para a próxima semana na sede do Instituto.

O Núcleo de Atendimento de Saúde Familiar – NASF - lançou a campanha Setembro Amarelo, ressaltando a importância das pessoas identificarem sinais de suicídios e como podemos ajudar aqueles que apresentam desejo em praticar o referido ato. Algumas fitinhas amarelas, adesivos, mensagens e cartazes foram distribuídos.

O gestor Municipal, Valmir Monteiro, ao lado do Secretário Cleverton Oliveira, aproveitou a ocasião para entregar os uniformes e materiais de trabalho aos Agentes Comunitários de Saúde do Município. “Como é bom ver as pessoas sendo atendidas e respeitadas, isso é Sistema Único de Saúde: quem precisa recebendo atendimento e solucionando seus problemas de saúde, estou muito feliz”, ressaltou.

14

O Centro de Especialidade Odontológicas – CEO - atendeu mais de 20 pessoas através do Veículo Odontológico, este, recentemente reformado pela gestão municipal. Uma dentista e uma assistente atenderam quem foi em busca do serviço bucal.

09

Ao final, a Gerente da Unidade, Rosângela Menezes, disse da alegria em ver as pessoas tendo os seus direitos colocados em prática. “Isso é um direito de todos, saúde de qualidade, um SUS forte e pronto para atender quem realmente precisa dele. Essa unidade como as outras do município estão preparadas para atender ao cidadão”, disse.

a545f751 44d3 4685 a299 c9b69db8c3b7

Para aqueles que ainda não conheciam a Ouvidoria da Saúde, no local foram disponibilizados panfletos e orientações de como funciona o setor e como as pessoas podem ajudar a melhorar os serviços da saúde pública em Lagarto.

22

Ler 865 vezes Modificado em Sábado, 02 Setembro 2017 17:56