Tiro de Guerra realiza encerramento do período de instrução

Tiro de Guerra realiza encerramento do período de instrução Destaque

Evento contou com a presença da Prefeita Hilda Ribeiro e de diversas autoridades

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (28) a solenidade de encerramento do Período de Instrução do Tiro de Guerra 06-015.

O Evento realizado no ginásio da instituição, contou com as presenças da Prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro, dos secretários Vanda Monteiro (Educação); Luiza Ribeiro (Chefe de Gabinete e Administração); Cleverton Oliveira (Saúde) Adriel Alcântara (Comunicação Social); Raoni Lemos (Meio Ambiente) e Itamar Santana (Indústria, Comércio e Turismo).

A cerimônia foi iniciada com um culto ecumênico celebrado pelo padre Fernandes da Paróquia de Santa Luzia do Bairro Boa Vista, e pelo Pastor Jefth de Souza, da Assembleia de Deus, Ministério Paulicéia.

Na sequência, o chefe de instrução do TG subtenente Wanderley Teixeira de Carvalho deu início aos procedimentos da licenciatura da turma de atiradores 2018.

Após a composição da mesa de comando foi procedida a apresentação da tropa ao senhor 1º tenente Mário Pacheco, chefe do Posto Regional de Mobilização (PRM), pelo atirador e monitor Riley.

Abrilhantando o evento, a Banda Musical do 28º Batalhão de Caçadores executou o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida foi feita a entrega de diplomas e brindes aos atiradores que foram destaques como Praça mais distinta e melhor aptidão física no ano de 2018.

O atirador João Breno Freire Amâncio, foi agraciado com o título de Praça mais distinta do ano de 2018 e o atirador Danilo dos Santos Vieira, combatente de melhor aptidão física.

O diploma de melhor aptidão física é concedido ao atirador que, prestando o Serviço Militar inicial e matriculado em Tiro de Guerra, tenha obtido excelente desempenho nos testes de avaliação física. No ano de 2018, o atirador Danilo dos Santos Vieira, foi agraciado com a honraria de combatente de melhor aptidão física.

Já o diploma de praça mais distinta é concedido ao atirador que, prestando o Serviço Militar e matriculado em Tiro de Guerra, tenha se destacado, dentre os seus pares, nas atividades de instrução, no serviço interno, na conduta militar e no desempenho das missões recebidas. No ano de 2018, faz jus a referida honraria o atirador João Breno Freire Amâncio.

O subtenente Carvalho convidou a excelentíssima prefeita Hilda Ribeiro e o senhor Jodeclan Barroso da Silva, representando o Rotary Clube de Lagarto, a realizar a entrega dos referidos diplomas e brindes aos atiradores agraciados.

A tropa entoou o hino da cidade de Lagarto e foi feita a promoção de Atiradores a Cabo da Reserva de 2ª categoria. O curso de formação de cabos tem por finalidade formar o cabo da reserva de segunda categoria, bem como permitir a habilitação de pessoal para auxiliar o Chefe de Instrução do TG no desempenho de funções correspondentes as de cabo, tanto no que diz respeito ao enquadramento da tropa, como na execução dos serviços de Comandante da Guarda, de Patrulha, Monitor de Ordem Unida, de Educação Física e de outras funções correspondentes.

De acordo com o artigo 16, inciso II, do R-138, concluíram com aproveitamento e foram aptos à promoção a cabo da reserva de segunda categoria, os seguintes atiradores:

Armando Batista Dias Filho, Herbert Razeck da Silva Leal, Saulo Carvalho Caitano, José Roniel dos Santos Nascimento, Daniel Monteiro Gomes, Geovânio Celestino dos Santos, José Ivo dos Santos Nascimento, João Breno Freire Amâncio e Alex Riley dos Anjos Carvalho.

Foram convidados para proceder a entrega o vereador, Josivaldo dos brinquedos, acompanhado do ilustríssimo senhor vice-reitor do centro universitário Uniages e fundador da Academia Lagartense de Letras, professor Rusel Marcos Batista Barroso.

A oração do infante foi declamada pelo atirador Michael Douglas Varela Silva.

Como atos finais fizeram uso da palavra o subtenente Carvalho e a excelentíssima Prefeita Hilda Ribeiro.

O chefe de instrução do TG 06-015 iniciou seu discurso agradecendo a presença de todas as autoridades militares, civis e eclesiásticas, bem como os pais, amigos, familiares dos atiradores, empresários, secretários e funcionários do executivo municipal, diretores, professores e alunos da Escola Manoel de Paula e do Colégio José Augusto Vieira (CJAV), desejando aos reservistas da Turma Tenente Assunção, muito sucesso na vida civil e que os mesmos possam colocar em prática todos os valores aprendidos na caserna ao longo do corrente ano de instrução. Encerrou sua fala com uma frase do filósofo estrategista chinês, Sun Tzu, da obra "A Arte da Guerra" nos seguintes termos: " Trate seus soldados como filhos e eles o seguirão aos vales mais escuros, trate-os como filhos queridos e o defenderão com o próprio corpo até a morte".

“Aproveitando frases marcantes, uma de Gandhi: “Quem não vive para servir, não serve para viver. E esse é o espírito do Tiro de Guerra 06/015 de Lagarto: servir a nossa comunidade em todas as situações. E nós, da prefeitura, somos prova viva de que, quando chamado, o Exército Brasileiro dá sua contribuição. Seja nas comemorações cívicas, que o Tiro de Guerra abrilhanta sempre, seja nas ações sociais, seja na interação com a nossa comunidade, o Tiro de Guerra faz parte da vida lagartense” disse a prefeita Hilda em um trecho do seu discurso.

IMG 1904

E finalizando a cerimônia, a banda de música do 28º Batalhão de Caçadores a se posicionar na saída do portão principal, para a saída solene dos reservistas, ao som da canção “Fibra de heróis”, de autoria de Teófilo de Barros Filho e do maestro Guerra Peixe.

IMG 1930

Foi oferecido um coquetel as autoridades civis e eclesiásticas presentes.

IMG 1943

Ler 244 vezes Modificado em Sexta, 30 Novembro 2018 09:42