Solenidade de Conclusão do Curso de Formação de Cabos (CFC/2018)

Solenidade de Conclusão do Curso de Formação de Cabos (CFC/2018) Destaque

Dentre as autoridades, a solenidade contou com as presenças do Prefeito Valmir Monteiro e do comandante do 28º Batalhão de Caçadores

O objetivo dos TGs é formar reservistas de 2ª categoria aptos ao desempenho de tarefas no contexto da Defesa Territorial e Defesa Civil. A formação do atirador é realizada no período de 40 semanas, com uma carga horária semanal de 12 horas, totalizando 480 horas de instrução.

Neste período há um acréscimo de 36 horas destinadas às instruções específicas do Curso de Formação de Cabos, e um terço desse tempo é direcionado para matérias relacionadas com ações de saúde, ação comunitária, defesa civil e meio ambiente.

Na tarde deste sábado, 21 de julho, ocorreu a Conclusão do Curso de Formação de Cabos (CFC/2018), do Tiro de Guerra 06-015 de Lagarto, primeira sob o comando do atual chefe de instrução, subtenente Wanderley Teixeira de Carvalho.

A solenidade contou com a presença do Prefeito Municipal e diretor do TG Valmir Monteiro; da primeira dama Andresa Nascimento, do tenente-coronel de infantaria José Fernandes Carneiro dos Santos Filho, comandante do 28º Batalhão de Caçadores além de diversas autoridades militares, politicas, civis que foram representadas pelo imortal da Academia Lagartense de Letras, professor Rusel Barroso.

Também prestigiaram os secretários: Vanda Monteiro (Educação); Aloísio Andrade (Comunicação); Floriano Fonseca (Administração); Cleverton Oliveira (Saúde) e Itamar Santana (Indústria, Comércio e Turismo).

Após a apresentação da tropa ao tenente-coronel, pelo atirador Monteiro, os soldados entoaram a Canção do Exército.

Brinde ao melhor atirador combatente/2018

Como forma de reconhecimento ao atirador que atingiu a primeira colocação na realização do Tiro de Instrução Básico, o TG premiou o atirador João Breno Freire Amâncio, com uma faca esportiva. A entrega foi procedida pelo 2º tenente Vieira.

Já o atirador Armando Batista Dias Filho, obteve a primeira colocação no Curso de Formação de Cabos 2018, que por sua vez recebeu um brinde das mãos do excelentíssimo prefeito Valmir Monteiro.

O momento mais esperado da tarde foi certamente a entrega dos símbolos de autoridade monitora. Atiradores devidamente posicionados receberam os braçais das mãos dos seus respectivos padrinhos ou madrinhas.

Concluíram o curso com aproveitamento os seguintes atiradores:

Armando Batista Dias Filho, Herbert Razeck Da Silva Leal, Saulo Carvalho Caitano, José Roniel dos Santos Nascimento, Carlos Henrique Santos Vasconcelos, Daniel Monteiro Gomes, Geovânio Celestino dos Santos, José Ivo dos Santos Nascimento, Vinicius Nascimento Oliveira, João Breno Freire Amâncio, Raimundo Martins de Oliveira Nascimento e Alex Riley dos Anjos Carvalho.

Ao serem licenciados do tiro de guerra, por término do Serviço Militar Obrigatório, estes jovens serão promovidos a cabo da Reserva de Segunda Categoria.

Dando sequência a solenidade os presentes ouviram a oração do infante, pelo atirador Michael Douglas Varela Silva. Em seguida, um momento que levou o prefeito Valmir as lágrimas, foi a execução do Hino Municipal de Lagarto, cantado com fervor pelos atiradores.

Presente na tribuna de honra, o secretário Floriano Fonseca que é filho do saudoso historiador e autor do hino, Adalberto Fonseca, também não escondeu a emoção. O Hino passou a ser executado na gestão do subtenente Carvalho a pedido do prefeito.

Encerrando o evento, fizeram uso da palavra o subtenente Carvalho e o prefeito Valmir Monteiro.

O chefe de instrução agradeceu as presenças de empresários que estão colaborando com serviços de melhoria das instalações do TG e especialmente ao chefe do executivo que através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras, efetuou a esperada instalação da Iluminação do Ginásio de Esportes daquele complexo.

Em seu discurso, o prefeito parabenizou os atiradores que estavam recebendo a honrada patente e aos demais que seguem firme no Serviço Militar, ainda que provisório, que só engrandece a formação de cada um destes como cidadãos de bem, compromissados não só com a pátria, mas com o seu município, suas famílias e seus semelhantes.

Ler 351 vezes Modificado em Terça, 24 Julho 2018 11:44