semed em casa com atividades

Educação em Lagarto sobe 17 posições no ranking da educação

Educação em Lagarto sobe 17 posições no ranking da educação Destaque

Na última sexta-feira, 27, o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Sergipe (Sintese) apresentou o resultado da avaliação dos municípios sergipanos chamado ‘Prova Final’, onde os professores declaram suas notas às respectivas gestões, tanto municipais quanto do governo estadual.

A metodologia utilizada é a confrontação do marco regulatório do direito à educação com a realidade dos sistemas estadual e municipais de ensino. Os dados da pesquisa são coletados em portais oficiais do MEC/INEP, MEC/FNDE, STN, SIOPE, INSS, SEFAZ/SE, e Portais da Transparência de todos os entes federados de Sergipe.

Além disso, é feita uma pesquisa de campo aonde um formulário técnico é aplicado em todos os sistemas públicos de ensino de Sergipe, tendo como parâmetro a confrontação da legislação educacional brasileira e a realidade das escolas públicas.

Os critérios são: Política Educacional; Piso Salarial e Carreira do Magistério; Transparência e Controle Social; Previdência e Garantia dos direitos dos Profissionais do Magistério Aposentados. A nota do município de Lagarto, em 2018 foi 3,6, mas encerra 2019 com um louvável 4,36.

“Em apenas 9 meses a frente do poder executivo nosso compromisso com a Educação segue como prioridade. Naturalmente, essa nota do Sintese ainda não é o nosso ideal, mas aceitamos com muita satisfação, comemoramos esse crescimento porque já reflete a valorização ao magistério e qualidade do ensino no nosso município, porque estamos cuidando com muito carinho das nossas crianças, e já assumindo a missão de galgar e atingir uma posição de destaque neste ranking para 2020”, comentou a prefeita Hilda Ribeiro.

Para o secretário municipal da Educação, Eduardo Maia, o crescimento apresentado foi exponencial, ou seja; de muita relevância; porque representa um salto de 17 posições no ranking com os 75 municípios.

“Apesar da turbulência institucional vivida pela Prefeitura desde a troca de comando por questões judiciais, Lagarto deixou o quadro dos últimos para fazer parte do pelotão de elite da educação sergipana. Esse resultado é reflexo da qualidade e do volume de políticas educacionais que a gestão implementou em nove meses, mas, ainda mais, do respeito e valorização com as pessoas que compõem a Educação: professores, vigilantes, merendeiras, diretores, coordenadores etc”, afirmou o secretário.

Ler 261 vezes Modificado em Segunda, 30 Dezembro 2019 15:27

semed em casa com atividades