RODAPE IPTU2019

Coordenação do PSE discute adesão do PSE 2019/2020 com profissionais de saúde e de educação Destaque

A coordenação municipal do Programa Saúde na Escola (PSE) realizou na última quarta-feira, 6, um encontro com os profissionais da Saúde (enfermeiros) e os diretores das escolas municipais de Lagarto para discutir a adesão 2019/2020 do Programa, que é uma política intersetorial da Saúde e da Educação, voltada a crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede pública de ensino.

51f7feb1 4ba2 4b2a ac0d 19cd1baeb126

A articulação entre as equipes de saúde e as escolas do território (interdisciplinaridade e intersetorialidade) é a base do PSE e preconiza o desenvolvimento de ações, mediante práticas de promoção da saúde, prevenção de doenças e acompanhamento das condições clínicas dos educandos.

12db69f9 9931 471e 9eeb 00f9326b5c42

Serão 12 ações a serem planejadas em conjunto pelas equipes de saúde nas 43 escolas que são pactuadas no programa.

• I. Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;
  • II. Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;
  • III. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
  • IV. Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;
  • V. Prevenção das violências e dos acidentes;
  • VI. Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em
    eliminação;
  • VII. Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
  • VIII. Verificação e atualização da situação vacinal;
  • IX. Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;
  • X. Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de
    alteração;
  • XI. Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;
  • XII. Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de
    alteração.

Ao final do encontro, os participantes participaram de alongamento e ginástica laboral.

1659372b fd8a 462d 8706 eee2ffb98b1e

Ler 298 vezes Modificado em Sábado, 09 Fevereiro 2019 11:28