RODAPE IPTU2019

Lagarto: referência nacional em alfabetização

Lagarto: referência nacional em alfabetização Destaque

Matrículas na rede municipal seguem até esta sexta, 11

010

Em Lagarto, no ano de 2017, a Secretaria Municipal de Educação recebeu o acadêmico José Humberto dos Santos Santana, sob a orientação da Emérita Drª Leonor Scliar Cabral, com o projeto intitulado “Alfabetização com Excelência para Todos: formação de professores à distância com base em evidências científicas”. Tendo como linha de pesquisa Educação Básica de Ensino e Formação Docente. O Sistema Scliar de Alfabetização está baseado no que há de mais avançado na teoria e prática das ciências (linguística, sociolinguística, psicolinguística e neurociências) que se ocupam da linguagem verbal.

024

O projeto tinha apoio financeiro do CNPQ e possuía dois objetivos básicos: formar professores da Rede Municipal e aplicar o Sistema Scliar de Alfabetização em escolas municipais localizadas em regiões periféricas. De posse do projeto, a Secretária de Educação, Vanda Monteiro, encaminhou o acadêmico para o setor pedagógico, que após leitura e análise do projeto, a técnica Salete Fernandes ficou responsável para selecionar as escolas, bem como os docentes com foco na proposta da aplicação do sistema de alfabetização.

010

As escolas selecionadas foram: Raimunda Reis, Manoel de Paula e Rosa Venerini. O primeiro momento, após seleção, foi com a formação de três docentes. Mas apenas duas professoras continuaram com o projeto. Cada uma recebia roteiros que eram seguidos conforme orientações recebidas nas formações, sob orientação de José Humberto.

026

No início do segundo semestre de 2017, com os cortes do Governo Federal, a bolsa recebida pelo acadêmico foi suspensa e o mesmo informou que a partir daquele momento seria impossível continuar. Como o município estava envolvido e percebendo os avanços, a continuidade foi certa. Assim, em agosto, o então projeto-piloto proposta, iniciado no primeiro semestre, foi formalizado pela professora Leonor Scliar com a coordenação da professora Drª Marília Reis que o nomeou “Alfabetização com Excelência em Lagarto”. A professora Maria Goretti possibilitava as cópias e impressões dos roteiros com recursos da Semed, visando a expansão da proposta para 2018.

022

A emérita, via Skipe, passou a realizar a formação com as duas professoras Jaqueline e Patrícia, e as duas coordenadoras Piedade e Luzineuma. Finda o ano de 2017 e as 70 crianças passam para o 2º ano sabendo ler com fluência. A Emerita Leonor Scliar, da Universidade Federal de Santa Catarina, com a professora Drª Marileia Reis, da Universidade Federal de Sergipe, fizeram-se presentes no encerramento do ano letivo de 2017 das escolas envolvidas no projeto, bem como realizaram uma visita à Secretaria de Educação para reunião. Após, ficou estabelecido que o município abracaria o Sistema Scliar de Alfabetização, como uma politica pública em Lagarto.

“Apresentamos o projeto ao prefeito Valmir Monteiro e destacamos que seriam necessárias as compras de roteiros de atividade, fundamentos e dos livros sobre o Sistema Scliar e ”As aventuras de Vivi” para os estudantes. O gestor acatou, autorizando a aquisição dos livros”, informou a secretária Vanda Monteiro.

019

2018: O ANO DA VIRADA

No ano de 2018, a secretaria Vanda Monteiro e a sua adjunta Silvânia Santana escolheram uma coordenadora para acompanhar a execução das atividades do roteiro e verificar todo o processo, ficando a professora Maria Goretti. O município possuiu, em 2018, 34 turmas com 910 alunos do 1º ano. Dessas, foram selecionadas 17 turmas distribuídas em 12 escolas, três na zona rural (Brejo, Jenipapo e Olhos d'água) e nove na sede. Com atendimento de 365 discentes no processo do Sistema Scliar de Alfabetização com ativação da leitura. Os alunos das turmas de 2017 formaram três turmas de 2º ano com a continuidade do processo da leitura somado à ativação da escrita.

O município adquiriu os livros (roteiros, fundamentos e ‘As Aventuras de Vivi)’ e a Emérita Leonor Scliar Cabral, no início de 2018, durante a Semana Pedagógica, realizou formação presencial com os professores. Os roteiros e fundamentos junto com os livros adquiridos pelo município foram entregues aos docentes e discentes. Quinzenalmente, aos sábados, durante o ano letivo, as professoras, coordenadoras das escolas, a coordenadora Maria Goretti, a secretária-adjunta Silvânia Santana e o colaborador e o pesquisador Rogerio Reis participavam das formações via zoom (ministrada por Leonor Scliar).

No ano de 2018, a secretária de Educação Vanda Monteiro, a adjunta Silvânia Santana, o colaborador da Câmara Municipal de Vereadores Rogério Reis e a professora Jaqueline Nascimento participaram de eventos nacionais e internacionais em: Recife, Vitoria da Conquista e João Pessoa para apresentação das ações e resultados em Lagarto. Assim foi consolidado o SSA em Lagarto.

Ler 440 vezes Modificado em Quinta, 10 Janeiro 2019 22:04

RODAPE IPTU2019