Setembro Amarelo: Projeto “Cine debate” discute o suicídio com estudantes do município Destaque

Os primeiros participantes foram estudantes dos nonos anos da Escola Municipal José Antônio dos Santos, do bairro Loiola.

Buscando abordar, conscientizar e prevenir a prática do suicídio entre adolescentes, o Setembro Amarelo em Lagarto chama a atenção para a importância do apoio profissional e familiar em casos de depressão, um mal silencioso que é causa da morte de 32 pessoas por dia no Brasil.

Por iniciativa da Secretaria de Educação de Lagarto, através das psicólogas Cris Gonçalves e Fabiana Lisboa e da fonoaudióloga Fernanda Santana, teve início nesta segunda-feira, 3 de setembro, o projeto “Cine Debate” que tem como objetivo discutir o suicídio com estudantes da rede municipal através da exibição de filmes que abordam o tema em seu enredo.

Os primeiros alunos a participar foram estudantes dos nonos anos da Escola Municipal José Antônio dos Santos do bairro Loiola, que tiveram direito a pipoca e refrigerante durante a sessão especial.

De acordo com a coordenadora de Educação Especial e Inclusiva, Angélica Vasconcelos, o meio escolhido preferiu fugir da palestra e eleger a mensagem do cinema (baseado em fatos) para prender a atenção dos adolescentes.

“Justamente por ter grande importância na conscientização, no estímulo ao debate e no poder de criar empatia com aquela personagem do filme que passou por situações de vulnerabilidade emocional e saúde mental fragilizada”, justifica Angélica.

Fica a dica

O filme exibido nesta primeira sessão foi “Apenas uma chance” que conta a história do cantor inglês Paul Potts – vencedor da primeira temporada do reality show musical ‘Britain’s Got Talent’.

Potts era aquele candidato em quem ninguém acreditava por estar fora dos padrões físicos e profissionais de quem costuma fazer sucesso na televisão. Uma obra inspiradora que fala de recomeço, e de como alguns simples pormenores podem conduzir uma pessoa do sonho ao pesadelo e vice-versa. É também uma grande demonstração de como a confiança e a segurança precisam andar juntas para diminuir os espaços que os problemas e os contratempos parecem querer consumir em nossas vidas.

Após a exibição as profissionais e os alunos debateram sobre o filme.

“Falar é a melhor solução para eles. Muitas pessoas ainda não discutem o assunto e têm medo de encarar as doenças psicológicas que, muitas vezes, levam à morte. Não estamos aqui para tratar apenas do problema, mas do valor que a vida de cada um destes jovens tem. O problema de saúde pública que estamos encarando agora é causado, principalmente, pelo desconhecimento dos familiares e amigos sobre as causas do suicídio e os tratamentos para evitar que ele aconteça. Muitas vezes, as pessoas não reconhecem os sinais de que alguém querido vai tirar a própria vida. A própria vítima não entende que precisa de ajuda e acaba se afundando cada vez mais em uma solidão desesperadora” explicou a psicóloga Cris Gonçalves.

Fabiana Lisboa lembrou que este serviço não é prestado somente no Mês de Setembro, mas que durante todo o ano letivo elas estão à disposição dos estudantes da Rede Municipal para diversos casos de ordem psicológica, fazendo se necessário encaminhamentos nas especialidades de Neuro, Psiquiatria ou até mesmo Fonoaudiologia para ajudar com possíveis traumas que impedem o indivíduo até mesmo de estabelecer uma simples conversa com o professor e colegas no dia a dia em sala de aula.

O Cine Debate recebe nesta terça-feira alunos dos 9ºs da Escola Municipal Manoel de Paula e retorna na próxima segunda-feira (10) com alunos das Escolas Monsenhor Daltro (Colônia 13) e Frei Cristóvão.

Ler 125 vezes Modificado em Terça, 04 Setembro 2018 12:08