Lagarto sediou a 5ª Conferência Intermunicipal de Educação da Região Centro-Sul

Lagarto sediou a 5ª Conferência Intermunicipal de Educação da Região Centro-Sul Destaque

O Fórum Estadual de Educação de Sergipe (FEE-SE), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Conselho Estadual de Educação (CEE), promoveram na manhã desta quarta-feira, 16, a 5ª Conferência Intermunicipal de Educação Região Centro-Sul.

O encontro aconteceu no auditório da Faculdade Dom Pedro II, em Lagarto, e contou com o envolvimento dos municípios que compõem a região.

Participaram do evento gestores, membros dos conselhos estaduais de educação, educadores, profissionais que atuam nas redes estaduais, municipais e privadas de ensino, dos municípios de Lagarto, Simão Dias, Tobias Barreto, Poço Verde, Riachão, Salgado e Boquim.

O poeta e professor Assuero Cardoso, deu as boas-vindas aos colegas declamando um poema que descreve toda a nossa 'Lagartinidade'. Em seguida a secretária municipal de Educação Vanda Monteiro, falou da importância e responsabilidade da sua pasta em receber e realizar um evento de tamanha importância para a educação.

Assim como o prefeito Valmir Monteiro, que comentou sobre os avanços na educação municipal de Lagarto e sobretudo da valorização dos profissionais do magistério Municipal na sua gestão, sendo aplaudido por todos.

De acordo com coordenador geral do FEE-SE, o professor e antropólogo Jonas José de Matos Neto, a Conferência Intermunicipal de Educação teve como objetivo contribuir para a consolidação e estruturação do Sistema Nacional de Educação e abranger a participação de todos os atores no monitoramento e avaliação com o propósito de analisar, validar e/ou alterar o Documento Referência da Conferência Nacional de Educação (Conae 2018).

"O Fórum Nacional nos forneceu um documento que é referência para a construção do Sistema de Ensino que possibilita que a região e o Estado considerem as suas especificidades. Este documento é dividido em oito eixos temáticos e na 5ª Conferência Intermunicipal de Educação todas essas questões serão discutidas", frisou.

Ainda conforme explica Jonas, o Documento Referência da Conae foi elaborado de acordo com o que determina e norteia a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Constituição Federal. "Os segmentos indicam os delegados dos municípios que são representantes de setores com poder de decisões. Todas as medidas da região serão também analisadas e discutidas na Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 23 e 24 de julho. Já neste segundo momento, serão eleitos os delegados que irão representar o Estado na Conae 2018, que será de 21 a 23 de novembro, em Brasília", anunciou.

A presidente do CEE, Luana Boamorte, apresentou os principais pontos do Regimento das Conferências Intermunicipais de Educação Preparatória da Conae 2018.

Os presentes votaram na plenária deste regimento.

Na sequência, após um coffe-break, os participantes foram divididos em salas da Faculdade anfitriã para dar início as chamadas Plenárias de Eixo, ou seja, oficinas onde foram discutidos temas que variaram entre Qualidade de ensino, Financiamento da educação no país; Carreira e Formação do Professor entre outros.

Cada profissional teve a oportunidade de acatar ou sugerir mudanças nestes quesitos.

Durante a tarde os participantes deliberaram sobre as possíveis mudanças nestas Plenárias e votaram nos candidatos a Delegados que participarão da Etapa Estadual do CONAE que ocorre no próximo mês de julho.

A Conferencia foi encerrada as 17h.

Ler 403 vezes Modificado em Quinta, 17 Maio 2018 10:36