semed em casa com atividades

Prefeitura de Lagarto faz entrega de cestas básicas aos catadores da cooperativa Destaque

A prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro, realizou uma visita à Cooperativa dos Catadores na manhã desta quarta-feira, 30, onde entregou cestas básicas aos cooperados. Desde que o MP recomendou o fechamento do lixão do município, a Prefeitura de Lagarto vem realizando ações para apoiar os catadores e incentivou a formação da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Lagarto - Coopecal.

Hoje, a cooperativa já possui uma galpão de triagem equipado com maquinários e os associados dispõe de fardamento e Equipamentos de Proteção Individual -EPI’s. “Desde o fechamento do lixão, nós estamos trabalhando para dar todo o apoio necessário para os catadores. Incentivamos a criação da cooperativa, já disponibilizamos uma sede para eles realizarem os trabalhos. Mas todo começo é difícil, e como a população de Lagarto ainda não está adaptada com o conceito da coleta seletiva, que nas nossas casas nós temos que descartar o lixo separado, para os catadores recolherem, a cooperativa ainda não está dando a renda suficiente para eles, e a fome não espera, por isso que estamos fazendo a doação dessas cestas, que foram adquiridas com recurso próprio”, frisou a prefeita.

Prefeitura de Lagarto faz entrega de cestas básicas aos catadores da cooperativa 13

No total foram distribuídas 32 cestas básicos para os cooperados. Estiveram acompanhando a prefeita, o secretário de Assistência Social, Valdiosmar Vieira, a secretária-adjunta Aparecida, o secretário de Meio Ambiente, Aloísio Andrade, e o técnico da Sema, Alan Fontes.

Benefício contínuo

O secretário de Assistência Social, Valdiosmar Vieira, explicitou que a entrega das cestas básica faz parte de um programa eventual, mas que a prefeita Hilda Ribeiro já enviou para Câmara de Vereadores e já foram aprovados dois projetos sociais, o “Mais na Mesa”, que beneficiará até 1.000 famílias com cestas básicas mensais e o “Renda Cidadã”, que também beneficiará até 1.000 famílias com uma renda de R$110,00 mensais. De acordo com Valdiosmar, a prefeitura só está aguardando o legislativo enviar o projeto para a prefeita sancionar, e aí todos os catadores, além das demais famílias em situação de vulnerabilidade social do município de Lagarto, sejam elas da zona rural ou urbana, serão incluídas no projeto e receberam os benefícios de forma contínua, a depender da situação individual de cada.

Ler 509 vezes Modificado em Quinta, 31 Outubro 2019 10:16

semed em casa com atividades