Já atualizou o seu CAD? Saiba a quais benefícios você tem direito

Já atualizou o seu CAD? Saiba a quais benefícios você tem direito Destaque

Setor anexo a Secretaria de Desenvolvimento Social foi reformulado para dar mais conforto a população

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e do Trabalho – SEDEST lembra aos beneficiários dos programas Bolsa Família Federal para atualização do Cadastro Único - CAD.

CAD Único é regulamentado pelo Decreto nº 6.135/2007 e pela Portaria 177/2011 do Governo Federal, e consistem em um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. A cada pessoa da família cadastrada é atribuído um Número de Identificação Social – NIS de caráter único, pessoal e intransferível.

Por meio do CAD Único as famílias podem ser selecionadas para programas e/ou benefícios sociais dos governos federal, estaduais e do Bolsa Família Municipal.

É solicitado por instituições que concedem: Tarifas Sociais, Isenção para concurso público, IPTU e Minha Casa Minha Vida, considerando que cada instituição é responsável por estabelecer seus critérios.

Quem pode se inscrever no Cad Único

Pode ser inscrita no CAD Único a família com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou a família que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos.

A família deve atualizar seu CAD Único a cada 2 anos ou sempre que mudar de endereço, de renda, de composição familiar ou na escola dos filhos menores de 18 anos.

Caso a família não atualize seus dados, ela poderá perder os benefícios sociais que recebe ou até mesmo ser excluída de programas sociais como o Programa Bolsa Família.

Se você tem de 15 a 29 anos, atenção:

Você já conhece o ID Jovem? A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita aos brasileiros com menos de 30 anos acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

Para obter uma ID Jovem é preciso ter entre 15 e 29 anos, ser pertencente à família com renda mensal de até dois salários mínimos e estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. Não é preciso ser estudante para ser beneficiário.

Documentos Necessários para Inscrição no Cad Único

Documentos pessoais de todos os membros da família (RG, CPF, Título de eleitor, certidão de nascimento dos menores de idade sem documento), comprovantes de renda de todos os membros da família (Carteira de Trabalho, Contracheque, extrato de pagamento/declaração de benefício do INSS ou outro regimento de previdência), comprovante de residência atual (documento oficial ou recibo de contas de energia, água, telefone ou carnê de IPTU; ou cartão do Sistema Único de Saúde).

Onde requerer

De acordo com o Coordenador do Programa, Antônio Rangel, Lagarto possui 24 mil habitantes cadastrados, dentre estes 16 mil são beneficiários do Bolsa Família Federal.

O cidadão ou cidadã pode se inscrever ou atualizar seu CAD Único nas seguintes unidades de atendimento da – SEDEST na Rua Doutor Laudelino Freire, 414, Centro TELEFONE: (79) 3631-4815

No CRAS Nelson Batista (CRAS III) na Rodovia Lourival Batista, 93 - Povoado Colônia Treze TELEFONE: (79) 3642-2096.

Ou no CRAS IV no Povoado Brasília.

Novo setor

Para proporcionar maior conforto para os beneficiários, Rangel informa que estes estão sendo encaminhados ao novo setor que fica agora no auditório climatizado da SEDEST. Além disso, o cidadão ou cidadã poderá ser ouvido em particular garantindo o sigilo das informações pessoais.

Ler 425 vezes Modificado em Segunda, 25 Fevereiro 2019 12:31