Culminância do Faça Bonito 2018 revelou e premiou o talento de alunos da rede municipal Destaque

O que é o Faça Bonito?

A Campanha ‘Faça Bonito’, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Anualmente a Campanha tem um dia Nacional de mobilização, o dia 18 de Maio. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Nos 18 anos de mobilização a campanha já alcançou muitos municípios do nosso país. Especialmente Lagarto.

Durante toda manhã desta sexta-feira a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e do Trabalho – Sedest, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e o Creas - Araceli, promoveram diversas atividades no Parque de Exposições Nicolau de Almeida.

De acordo com um dos coordenadores do evento, Nerivan Nascimento, a Campanha teve início no dia 4 de março com um ciclo de palestras e debates direcionados para os estudantes da Rede de Ensino e para os assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município.

A proposta foi mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

“Pedimos aqui as crianças e adolescentes enfim a toda sociedade que, ao suspeitarem, basta um indício, de que esteja ocorrendo um caso de abuso sexual infantil perto de você, não pense duas vezes, disque 100 dos seus celulares, denunciem e ajudem a combater este câncer que assola e nossa sociedade”, reforçou Nerivan.

Garotada presente e consciente

Compareceram nove caravanas entre escolas e entidades do município. Os público teve a oportunidade de assistir à peça teatral “Mil noites doloridas de Dolores”.

Encenada pela Companhia de Teatro 7Panos o enredo trata justamente do abuso sexual que ocorre no próprio lar do adolescente. Praticado por quem devia ser o herói da vida dela. A apresentação prendeu a atenção do início ao fim e emocionou a todos.

Em seguida teve início o Concurso Cultural que envolveu as categorias de Poesia, Redação, Arte (desenho livre ou pintura retratando o tema) e paródias. Revelando talentos natos entre os estudantes.

Todos os participantes receberam um certificado de participação e foram presenteados com um kit, contendo o 1º caderno de poesias da Campanha Faça Bonito no município, fruto da produção artística dos estudantes e um livro de autoria de um escritor lagartense contemporâneo.

Já os campeões de cada categoria ganharam um Tablet, oferecimento da Prefeitura Municipal de Lagarto.

As atividades contaram com o apoio e a parceria da Coordenadoria de Políticas Públicas Para as Mulheres (CMPPM); Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); Conselho Tutelar Municipal entre outros.

A secretaria Andresa Nascimento foi representada pela coordenadora da Proteção Social Especial de Lagarto, srta. Anne Rose.

O evento contou as presenças da secretária municipal de educação Vanda Monteiro; dos vereadores Josivaldo dos Brinquedos, do presidente da Câmara Municipal Ibrain Monteiro e da Delegada de Atendimento de Grupos Vulneráveis de Lagarto, Dra. Ana Carolina Machado.

Ler 254 vezes Modificado em Domingo, 20 Maio 2018 11:14