Secretaria de Saúde realiza oficina de planejamento junto ao Núcleo de Atenção Básica Destaque

Inovação e atualização. A Secretaria de Saúde de Lagarto prioriza também a capacitação dos seus servidores; e, dessa forma, realizou na última quarta-feira, dia 31, I OFICINA DE PLANEJAMENTO: Dialogando com Atenção Básica e a Capacitação para Implementação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, promovida pelo Núcleo de Atenção Básica.

06

O evento foi aberto oficialmente com a discussão sobre o Processo de Trabalho na Atenção Básica, este, discutido com a presença do Secretário Municipal de Saúde Cleverton Oliveira, além da Coordenadora do Núcleo de Atenção Básica, Daniela Souza da Silva, objetivando enfatizar a importância da Atenção Básica na saúde da população lagartense.

O Secretário de Saúde enfatizou que “o campo de atuação da Atenção Básica é vasto, atua como ordenador do cuidado na rede de atenção à saúde, sendo este a principal porta de entrada dos munícipes no SUS e estando integrada com os demais níveis de atenção para atender a demanda e necessidade da população”, apontou Cleverton.

Daniela Souza, Coordenadora da Atenção Básica, discutiu com as Equipes de Saúde da Família as atividades desenvolvidas na área adstrita, destacando a proteção de forma específica e possível mudança de vida. “O território é espaço de relações sociais e de interação entre a população e a equipe, sendo por meio das ações de prevenção, promoção e proteção específica que é possível provocar mudança no estilo de vida”, disse a coordenadora.

09

Ainda na capacitação, a Enfermeira Sanitarista Mércia Feitosa abordou os Indicadores de Saúde do município de Lagarto, referentes ao ano de 2017 e as metas para 2018, informando que esses dados avaliam os serviços de saúde ofertados e tem como objetivo aumentar a qualidade da assistência prestada à comunidade.

No período matutino, foi realizada a Capacitação para Implementação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa pelos estagiários de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe, para os médicos e enfermeiros das Equipes de Saúde da Família. O objetivo do encontro foi apresentar a 4ª edição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, a fim de implementá-la como instrumento de rotina para todos os profissionais atuantes no município de Lagarto.

03

Durante a Capacitação, os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer e entender os objetivos e a importância do preenchimento da Caderneta para a saúde da pessoa idosa. Essa implementação trará benefícios, promovendo a qualidade de vida e reduzindo os agravos, à toda população idosa do município de Lagarto. Ainda existe um segundo momento da oficina, preliminarmente, este, previsto para o início do mês de março e tem como objetivo principal realizar um planejamento estratégico para alcançar as metas estabelecidas para o ano de 2018.

Ler 256 vezes Modificado em Sexta, 02 Fevereiro 2018 21:32