Secretaria de Saúde e Instituto Anna Hora Prata realizam a maior caminhada do Outubro Rosa em Sergipe Destaque

Com suas origens internacionais, a campanha Outubro Rosa logo ganhou os brasileiros como incentivadores da causa.  O Outubro Rosa começou na década de 1990, nos Estados Unidos. No Brasil, o primeiro sinal de envolvimento com o Outubro Rosa aconteceu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor. Em outubro de 2008, o movimento ganhou ainda mais força e várias cidades brasileiras abraçaram o movimento.

O município de Lagarto, sabendo a importância do movimento abraçou a causa e através de uma grande parceria entre a Secretaria de Saúde e o Instituto Anna Hora Prata, este, ligado ao Hospital de Câncer de Barretos, promoveram a maior caminhada do Outubro Rosa do Estado de Sergipe; servidores, estudantes universitários, e alunos das escolas municipais foram às ruas de Lagarto com cartazes, bandeiras e vestidos na cor predominante da campanha para mostrar à sociedade a importância de realizar o diagnóstico precoce e consequentemente evitar o câncer de mama.

p1brf5brcd81eqfo1iau1bnnmgkc

Após circularem as principais ruas do centro animados por um trio elétrico e a batida do DJ Washington, a irreverência do palhaço Histeria e os movimentos de dois profissionais do fitdance, todos chegaram ao seu destino, a Praça Filomeno Hora, onde diversas ações foram colocadas à disposição da população. Presente ao evento e grande incentivador do movimento, o gestor do município disse o quanto é importante abraçar a causa. “O mundo precisa disso, cuidar das pessoas para que o pior não aconteça, tivemos a certeza que as pessoas querem se prevenir e fazem questão de incentivar seus vizinhos amigos e parentes”, disse Valmir Monteiro, colocando mais adiante que “precisamos de pessoas com vontade, um evento como este o principal fator para que tudo desse certo foi a vontade, querer fazer o bem ao próximo”, concluiu o prefeito.

acbc726c 7c63 4ab4 be67 6bd3666dd65c

Para o Instituto Anna Hora Prata, a caminhada foi importante para fortalecer a campanha. “Uma linda caminhada, onde as pessoas se abraçaram, cantaram e passaram a mensagem da prevenção”, disse feliz o coordenador do Instituto, João Neto, que ressaltou a parceria com o município, “são momentos raros e que precisam de nossa atenção, a gestão abraçou e nos deu total apoio, que belo passo Lagarto deu com a força do Executivo Municipal”, concluiu.

p1brf5brcd1qqa1qhnq0ci1rqqfi

O secretário de Saúde do município, Cleverton Oliveira, acompanhou passo a passo a realização do evento e destacou a força de vontade de todos envolvidos, inclusive, as demais secretarias municipais. “O bom de tudo isso é ver os servidores envolvidos e oferecendo ao máximo de sua capacidade para que tudo pudesse sair certinho e organizado. Muito feliz por ver as demais secretarias nos ajudando e colocando suas equipes para nos dar suporte. Hoje, posso dizer que a coletividade fez valer o sucesso”, apontou Cleverton.

p1brf5brfgapa1djiofb2d7dl2r

Ao finalizar a caminhada, na Praça Filomeno Hora, as pessoas tiveram acesso a serviços importantes, a exemplo, do veículo odontológico, da Carreta da Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos realizando exames de mamografia e agendamentos, o Cerest com seu stand ofertando melhorias a população presente, além, das ações ofertadas no Posto Leandro Maciel (Posto do Leite) durante todo o dia. A caminhada teve o apoio de todas as Secretarias Municipais, ressaltando a presença maciça das seguintes secretarias: Desenvolvimento Social, Educação, Comunicação Social e Ordem Pública.

p1brf5brctq3213a5bud1ee1jfa11

A vice-prefeita Hilda Ribeiro que esteve presente na caminhada e ao lado do deputado Estadual Gustinho Ribeiro fortaleceu a campanha. O vereador e presidente da Câmara municipal, Ibrain Monteiro também abraçou a campanha e saiu pelas ruas de Lagarto. Secretários e demais autoridades constituídas também abrilhantaram o evento.

p1brf5brds7oc4jqmba1cudj9q1g

Ler 465 vezes Modificado em Quarta, 04 Outubro 2017 08:53