Mercado do Jenipapo: secretário foi conferir estágio adiantado das obras

Mercado do Jenipapo: secretário foi conferir estágio adiantado das obras Destaque

Na tarde desta terça-feira, 17 de outubro, o secretário municipal de obras de Lagarto, Noel Alves de Souza, foi visitar as obras de reforma do Mercado de Carnes e Miúdos do Jenipapo que se já se encontram em fase de acabamento.

Noel estava acompanhado do diretor da Defesa Civil Municipal Pedro Antônio do Santos, o Pedrinho da Telergipe.

De acordo com o secretário, após essa revitalização promovida inteiramente com recursos próprios da Prefeitura Municipal, o mercado do Jenipapo, segundo povoado mais populoso de Lagarto, vai oferecer as melhores condições de higiene e segurança possíveis para aquela comunidade.

“Estamos aqui seguindo uma determinação do prefeito Valmir Monteiro, que é a de fiscalizar a obra em questão para ter a certeza que a empresa responsável pela execução dos serviços está cumprindo as exigências do Ministério Público. Pelo que já podemos constatar no dia de hoje, faço questão de parabenizar a empresa pela agilidade e qualidade. A parte elétrica e pintura interna já estão praticamente concluídas. Assim como o forro de PVC, muito bem alinhado em todo o salão deste centro de compras”, destacou o secretário.

"Melhor que a encomenda"

Noel fez questão de apresentar uma melhoria que não estava na lista de exigências do MP:

Foram retiradas as antigas grades que protegiam as valetas por onde escoam a água dos boxes de carne. Estas foram substituídas por ralos e caixas de gordura que escoam para dutos, ou seja, canos de PVC devidamente interligados ao sistema de esgoto local.

“Aquelas grades ofereciam perigo iminente aos feirantes e consumidores. A certa altura do dia vinha o mau cheiro por conta da inevitável proliferação de bactérias, porque não é apenas água que correrá por estas valetas. Portanto, essa foi uma iniciativa do prefeito Valmir, de extinguir esse tipo de estrutura que não combinava com um ambiente que tende a oferecer conforto e bem estar aos comerciantes e seus fregueses”, salientou Pedrinho.

Pedrinho também frisou os reparos que estão sendo feitos nos banheiros com acesso pelo lado externo que vão oferecer estrutura adequada inclusive para cadeirantes.

Modernização no trato com a carne

Outra inovação é a extinção dos arcaicos cepos de madeira que são utilizados para cortar as peças de carne, ossos etc. Eles serão substituídos por máquinas serra fita, as mesmas que serão utilizadas no Mercado Municipal de Lagarto.

equipamento corte carne

Imagem meramente ilustrativa

O secretário Noel acredita que a reforma seja entregue a população do Jenipapo e região dentro dos próximos 60 dias.

Herança indigesta

Sempre bom lembrar que, em 30 de setembro de 2016, nos autos do processo 20145410263, o Juiz da Comarca de Lagarto condenou e determinou que o Município, no prazo de 48 horas, realizasse a interdição do Mercado da Carne no Povoado Jenipapo, tendo em vista irregularidades apontadas pelo Ministério Público no ano de 2014, data do protocolo da ação civil pública.

Contudo, a Administração Municipal, à época, achou por bem não recorrer da referida decisão judicial, impossibilitando a atual gestão reverter a determinação junto ao Tribunal de Justiça. Ocasionando uma audiência no dia 18 de abril de 2017, e na oportunidade o juiz determinou uma multa de 10 mil reais caso o atual prefeito não cumpra a decisão no prazo de 48 horas.

Recuperação de estradas

Aproveitando a visita ao Povoado, o secretário Noel também fez foi vistoriar os serviços de revitalização das estradas vicinais que interligam os povoados Jenipapo, Araça e Quirino.

Com a breve estiagem, está sendo possível sanar os problemas de dezenas de quilômetros de estradas que servem como acesso diário de milhares de moradores daquelas comunidades.

Ler 152 vezes Modificado em Quarta, 18 Outubro 2017 19:30