Convite a sociedade lagartense: I Audiência Pública pela erradicação de todas as formas de violência contra a mulher Destaque

O objetivo da audiência é abrir as programações dos 16 das de ativismo e elencar propostas que embasem o Plano Municipal de Políticas para Mulheres.

A I Audiência Pública pela Erradicação de Todas as Formas de Violência Contra a Mulher é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Trabalho (SEDEST) que por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres articula e promove ações de defesa e garantia dos direitos humanos das mulheres.

A Campanha Mundial ‘16 Dias de Ativismo’, foi criada em 1991, por 23 feministas de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres, localizado nos Estados Unidos.

E trata de uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação de todas as formas de violência e pela garantia dos direitos humanos das mulheres.

Atualmente, a Campanha acontece em 159 países.

Internacionalmente, ela começa no dia 25 de novembro (Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres) e termina no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).

No Brasil, a campanha tem início no próximo dia 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra), com o objetivo de destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras.

Conheça os marcos históricos que motivam os 16 dias de ativismo:

20 de Novembro – Dia Nacional da Consciência Negra;

25 de Novembro – Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres;

1º de Dezembro – Dia Mundial de Combate à AIDS;

6 de Dezembro – Data do Massacre de Mulheres de Montreal que gerou a Campanha Mundial do Laço Branco;

6 de Dezembro - no Brasil, desde 2007 marca o Dia Nacional de Luta dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres;

10 de Dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Confira a programação completa:

Ler 273 vezes Modificado em Sexta, 17 Novembro 2017 15:32