Prefeitura Itinerante levou saúde, dignidade, obras e mais esperança para famílias do Povoado Jenipapo Destaque

Os principais atos aconteceram na Praça São José, que passou por uma reforma total, recebendo um novo jardim, calçamento, pintura e bancos de alvenaria.

Com a presença do gestor do município, Valmir Monteiro, da Primeira Dama e Secretaria da Ação Social Andresa Nascimento; do presidente da Câmara de Vereadores Ibrain Monteiro, do Deputado Estadual Gustinho Ribeiro, e de todo o seu secretariado executivo, mais uma Prefeitura Itinerante foi realizada durante toda a manhã desta sexta-feira, 27 de abril, no Povoado Jenipapo, zona rural de Lagarto.

Os principais atos aconteceram na Praça São José, que passou por uma reforma total recebendo um novo jardim, calçamento, pintura e bancos de alvenaria.

Representando os cidadãos daquele grande Povoado, deram as boas-vindas a Prefeitura o servidor público José Carlos e o radialista Anderson Silva.

O prefeito Valmir Monteiro, a primeira Dama e demais autoridades assistiram a uma apresentação do ‘Coral João Mateus’ formado por alunos do ensino básico da Escola Municipal Santiago Bispo do Povoado Brasília.

Serviços e ações

A secretaria de Saúde ocupou o Centro Comunitário, disponibilizando os principais serviços de atenção básica básicos àquela comunidade.

O Centro de Especialidade Odontológicas – CEO - atendeu dezenas de pessoas através do Veículo Odontológico. Uma dentista e uma assistente atenderam quem foi em busca do tratamento bucal.

A equipe do Centro de Referência a Saúde do Trabalhador – CEREST - esteve mais uma vez presente com suas amplas ações, a exemplo do teste de glicemia, aferição de pressão arterial e atendimento com o médico do trabalho.

O Hospital de Barretos, através do Instituto Anna Hora Prata, também esteve presente realizando orientação e agendamento para o exames de prevenção ao Câncer de Mama entre outros.

Já quem procurou prevenção contra o HIV, Sífilis e Hepatite contou com os profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento – (CTA) que além dos testes rápidos, fizeram a distribuição de preservativos masculino e feminino.

Relançamento do Bolsa Família Municipal

As ações de destaque foram realizadas pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e do Trabalho – SEDEST. O evento marcou o lançamento do Bolsa Família Municipal.

25 famílias carentes daquela comunidade e povoados circunvizinhos foram os primeiros habilitados para receber o benefício através da Prefeitura.

De acordo com o prefeito, a partir do mês de maio, cerca de duzentas famílias já estarão recebendo. A meta é fechar o ano de 2018 com pelo menos mil famílias credenciadas.

Início do Programa de erradicação das casas de taipa

Cinco famílias do povoado também foram as primeiras a terem seus cadastros aprovados e vão ganhar novas casas, substituindo as atuais, imóveis do tipo Casa de Taipa ou mesmo de alvenaria que estão em situação de risco.

De acordo com a secretaria Andresa Nascimento, essas famílias desocuparão os respectivos imóveis e durante a obra receberão o benefício de um aluguel social através da Secretaria. Ao todo serão construídas 50 casas

Lembrando que a Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Social e do Trabalho – SEDEST, já possuem um cadastro de famílias ou cidadãos do município que residem em casas (imóveis próprios) em situação de risco e que comprovem não ter condições financeiras de sanar o problema.

Kits-gestantes

Sete gestantes da comunidade, devidamente triadas por assistentes sociais do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, foram escolhidas para receber kits-gestantes, ou kit de enxoval, contendo, entre outros itens: 1 banheira, fralda descartável, mamadeira, produtos de higiene pessoal etc.

Kits de fardamentos

A secretária Andresa e o Prefeito Valmir procederam a entrega de 180 fardamentos para crianças e idosos assistidos por programas de Inclusão Social da Prefeitura Municipal.

Cestas básicas

Assim como 10 famílias representando as centenas de beneficiadas receberam cestas básicas com diversos produtos alimentícios e de higiene pessoal.

Pavimentação de ruas

O Prefeito Valmir assinou a ordem de serviço para pavimentação por paralelepípedo de cinco vias do Conjunto Albano Franco. Respectivamente as ruas Pedro José da Silva, Rua São José, Rua Higina Maria de Jesus, Rua Professora Mariazinha dos Santos e Rua Manoel Francisco dos Santos.

Além do representante da empresa diversas autoridades foram convidadas a assinar a Ordem de Serviço.

E anunciou as obras de construção de uma praça no terreno que fica em frente ao cemitério da comunidade.

Futura homenagem

Valmir emocionou a familiares e amigos ao anunciar que a futura praça em questão, receberá o nome da professora Vanderléa Paixão, moradora do Jenipapo que faleceu no último dia 12 de abril, vitimada por um câncer.

Agricultura familiar

Na Escola Municipal Irmã Maria Cândida, que por sinal também passa por uma grande reforma, agricultores cadastrados receberam 10 quilos de semente crioula. Ao todo a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural distribuirá 400 quilos para lavradores da região.

150f3561 5ea1 4b32 8b3b 34cce3f7a05b

O prefeito e sua comitiva visitaram as obras de construção do futuro Posto de Saúde da Pista do Araça, que está sendo erguido em terreno anexo a Escola Municipal José Bernardino da Fonseca.

A nova Praça São José

Encerrando os atos oficiais o prefeito Valmir acompanhado do deputado estadual Gustinho Ribeiro, vereadores e lideranças da região descerraram a placa, devolvendo a Praça São José (Praça da Igreja) reformada, para alegria e orgulho de toda a comunidade do povoado Jenipapo.

Ler 173 vezes Modificado em Quarta, 02 Maio 2018 10:06