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SEMOP

SECRETARIA MUNICIPAL DA ORDEM PÚBLICA E DA DEFESA DA CIDADANIA

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “MAIO AMARELO” estimula você a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.

Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.

Vale ressaltar que o MAIO AMARELO, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha; ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “MAIO AMARELO” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro.

A motivação para o Movimento MAIO AMARELO não é novidade para a sociedade. Muito pelo contrário, é respaldada em argumentos de conhecimento público e notório, mas comumente desprezados, sem a devida reflexão sobre o impacto na vida de cada cidadão.

Em conclusão, o MAIO AMARELO quer e espera a participação e envolvimento de todos comprometidos com o bem-estar social, educação e segurança em decorrência de cultura própria e regras de governança corporativa e função social; razão pela qual, convidamos você, sua entidade ou sua empresa a levantar essa bandeira e fazer do mês de maio o início da mudança e fazer do AMARELO, a cor da “atenção pela vida”.

Sobre a Década de Ação para a Segurança no Trânsito

A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.

O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.

O problema é mais grave nos países de média e baixa rendas. A OMS estima que 90% das mortes acontecem em países em desenvolvimento, entre os quais se inclui o Brasil. Ao mesmo tempo, esse grupo possui menos da metade dos veículos do planeta (48%), o que demonstra que é muito mais arriscado dirigir um veículo — especialmente uma motocicleta — nesses lugares.

As previsões da OMS indicam que a situação se agravará mais justamente nesses países, por conta do aumento da frota, da falta de planejamento e do baixo investimento na segurança das vias públicas.

De acordo com o Relatório Global de Segurança no Trânsito 2013, publicado pela OMS recentemente, 88 países membros conseguiram reduzir o número de vítimas fatais. Por outro lado, esse número cresceu em 87 países.

A chave para a redução da mortalidade, segundo o relatório, é garantir que os estados-membros adotem leis que cubram os cinco principais fatores de risco: dirigir sob o efeito de álcool, o excesso de velocidade, não uso do capacete, do cinto de segurança e das cadeirinhas. Apenas 28 países, que abrigam 7% da população mundial, possuem leis abrangentes nesses cinco fatores.

fonte: http://maioamarelo.com

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A SECRETARIA MUNICIPAL DA ORDEM PÚBLICA E DA DEFESA DA CIDADANIA – SEMOP, ATRAVÉS DO SEU DEPARTAMENTO DE TRANSITO E TRANSPORTES URBANOS – DTTU, COMUNICA À SOCIEDADE LAGARTENSE QUE ESTARÁ PROMOVENDO, EM DUAS ETAPAS, ALTERAÇÕES NO TRÁFEGO DE VEICULOS EM TODA EXTENSÃO DA AVENIDA PRESIDENTE VARGAS E DAS RUAS DR. LUPICÍNIO BARROS E MAJOR MIZAEL VIEIRA.

AS VIAS PASSARÃO A TER SENTIDO ÚNICO, PARTINDO DA RODOVIA SE-170 (LAGARTO/RIACHÃO) ATÉ A PRAÇA DA MATRIZ, COM ESTACIONAMENTO PERMITIDO SOMENTE DO LADO DIREITO E SERVIRÃO DE ACESSO AO CENTRO DA CIDADE DE LAGARTO.

TAIS MODIFICAÇÕES VISAM DESAFOGAR O TÂNSITO NAS ARTÉRIAS DA CIDADE E FAZEM PARTE DO PLANO DE ADEQUAÇÃO DO MUNICÍPIO À POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA – LEI 12.586/2012.

A SEGUNDA ETAPA SERÁ A PROIBIÇÃO DE CONVERSÃO À ESQUERDA PARA QUEM SAI DO TERMINAL RODOVIÁRIO. OS VEÍCULOS DEVERÃO SEGUIR ATÉ O TREVO DE RIACHÃO, INCLUSIVE OS ÔNIBUS E VANS QUE FAZEM O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS, PARA RETORNAREM E SEGUIREM PARA EM DIREÇÃO A SALGADO E A ARACAJU.

COMPLEMENTANDO, ESCLARECE QUE DA RUA FLORIANO PEIXOTO (IGREJA DO ROSÁRIO) ATÉ A TRAVESSA JOSIAS MACHADO (TERMINAL RODOVIÁRIO) SERÁ SENTIDO ÚNICO, COM ESTACIONAMENTO AO LADO DIREITO DA VIA.

DURANTE DUAS SEMANAS OS AGENTES DO DTTU ESTARÃO ORIENTANDO OS CONDUTORES DE VEÍCULOS SOBRE AS NOVAS CIRCULAÇÕES A SEREM APLICADAS NAS VIAS URBANAS DE LAGARTO.

 

MAPA 01


SEMOP – DTTU

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Lagarto, 14 de outubro de 2014 – A Prefeitura de Lagarto através Secretaria Municipal da Ordem Pública e da Defesa da Cidadania – SEMOP informa que, a partir do próximo dia 23 de outubro, somente receberá solicitações de licença para promoção de eventos em logradouros públicos mediante apresentação de formulário específico para este fim.

O formulário “REQUERIMENTO PARA EVENTOS EM LOGRADOUROS PÚBLICOS” já está disponível na página da Prefeitura, na guia “DOWNLOADS” (http://www.lagarto.se.gov.br/novo/sistemas/requerimento_eventos/).

Os interessados deverão baixar o formulário e preencher todos os campos diretamente no próprio arquivo. Logo após, deverá imprimir, assinar, juntar a documentação exigida e apresentar à SEMOP para avaliação.

O formulário deverá ser entregue com 15 (quinze) dias de antecedência da data do evento, sob pena de não ser deferido.

O Requerente deve estar ciente que todo e qualquer prejuízo causado pelo evento aos bens públicos (pavimento e sinalização viária; equipamentos comunitários de uso comum etc.) será de sua inteira reponsabilidade, podendo o DTTU convocá-lo para esclarecimentos e assinatura de termo de ajustamento de conduta.

O deferimento do pedido não extingue a obrigação de o promotor do evento observar o horário de silêncio e respeitar o sossego alheio.

“Essa medida é muito importante para a organização dos espaços públicos durante a realização de eventos e a manutenção da ordem pública, seja na cidade ou na zona rural do nosso município.” Enfatizou o gestor municipal, Lila Fraga.

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Lagarto, 10 de outubro de 2014 – A administração municipal por meio da Secretaria Municipal da Ordem Pública e da Defesa da Cidadania (SEMOP) parabeniza os aguerridos guardiões da sociedade e do patrimônio público pelo transcurso do seu dia.

A Guarda Municipal é a denominação utilizada no Brasil para designar as instituições que podem ser criadas pelos municípios para colaborar na segurança pública utilizando-se do poder de polícia delegado pelo município através de leis complementares. Algumas administrações locais têm utilizado a denominação Guarda Civil Municipal para designar o órgão em cidades do interior e Guarda Civil Metropolitana para as grandes capitais do Brasil. A denominação "Guarda Civil" é oriunda das garbosas Guardas Civis dos Estados, extinta durante a ditadura militar. O dia 10 de outubro foi instituído através da Lei nº 12.066 de 29 de Outubro de 2009.

“A Guarda Municipal de Lagarto vem desempenhando um excelente trabalho, auxiliando na segurança da nossa gente e do patrimônio público. São verdadeiros heróis!” Afirmou o Prefeito de Lagarto, Lila Fraga.

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Praça da Piedade, 13 Centro – Lagarto (SE) - CEP: 49.400-000 Telefone / FAX: (79) 3631-9600