A+ A A-

SEMOP

SECRETARIA MUNICIPAL DA ORDEM PÚBLICA E DA DEFESA DA CIDADANIA

Na manhã dessa quinta-feira (17), a Prefeitura de Lagarto, através da Municipal de Ordem Pública e da Defesa da Cidadania (Semop) realizou na sede da Administração Municipal, reunião com representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O intuito do encontro foi de verificar a situação das estações de telefonia no município lagartense.


O Gerente Regional da Anatel, Fernando Ornelas e o Gerente da Anatel em Sergipe, Odiley Araújo, detalharam a situação da telefonia móvel e banda larga no município de Lagarto e região nordeste para o Prefeito, Lila Fraga, para Secretário Municipal de Ordem Pública e da Defesa da Cidadania, Kércio Pinto e para os vereadores Enilton da Farmácia e Fraga da Brasília.


Além de explanarem sobre o quadro das telecomunicações do município e região, eles explicaram os novos projetos que a Agência está determinando para as operadoras de telefonia. Até 2015 toda região nordeste deverá ter 100% de seu território coberto com os serviços de telefonia móvel e banda larga fornecidos pela operadora Vivo, que ganhou licitação para oferecer esses serviços.


O projeto inicial prevê que ao final de julho ela cubra 30%, até dezembro 60% e ao final do próximo ano alcance sua totalidade em cobertura de serviços. Esse projeto de ampliação da telefonia móvel já vem colhendo resultados. Exemplo disso é o povoado Colônia Treze, que desde o final de junho já possui cobertura 3G em sua comunidade, uma antecipação de meta de 2015 que a Vivo realizou.


Ainda sobre o projeto, Odiley Araújo detalha que as operadoras terão que cobrir 30 quilômetros quadrados de todas as sedes dos municípios que possuem serviços de telefonia, ocorrendo assim, uma ampla cobertura da região nordeste, sem que haja sombra de áreas com falta de sinal.


Atualmente, Lagarto possui 80% de seu território coberto com serviços de telefonia móvel oferecidos pela Vivo. Até o final de 2015 todos os 118 povoados terão os mesmos serviços que as demais áreas já cobertas.


Dados colhidos por comerciantes da Colônia Treze confirmam um salto nas vendas de créditos para telefonia. Um estabelecimento que vendia R$ 1.500,00 mensalmente, agora vende mais de 3 mil reais.


“Esperamos que até o final de 2015 mais povoados sejam contemplados com a cobertura da telefonia móvel em nosso município. Iremos trabalhar e buscar mais soluções para a melhoria desses serviços em Lagarto”, afirmou o Gestor Municipal, Lila Fraga.

Créditos: SECOM / Prefeitura de Lagarto

Leia mais ...

Foi anunciada nessa quarta-feira (23), Pela Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública e da Defesa da Cidadania (Semop), em parceria com o Governo do Estado, a reabertura da Unidade Regional de Lagarto do Instituto de Identificação Carlos Menezes, localizada na Rua Armando Hora de Mesquita (Contorno), para a próxima terça-feira (29). O órgão é responsável por confeccionar carteiras de identidade, expedidas pela Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP), que estava fechado há um mês.


O órgão atenderá de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas, e contará com uma estrutura reformada e novos equipamentos para melhor atender a população lagartense e circunvizinha. O serviço será ágil, e entregará os documentos expedidos em no máximo uma hora para o cidadão. Na reabertura dia 29, o órgão atenderá apenas a 100 alunos da rede municipal de ensino. Só a partir do dia 30, quarta-feira, o local será reaberto para atender a todo o público.


O órgão Instituto de Identificação Carlos Menezes contará com o efetivo diário de 3 servidores públicos cedidos pelo Instituto de Identificação de Aracaju, e também com mais 2 funcionários locais que receberão treinamento ao longo dos primeiros meses de funcionamento.


“Agora o cidadão não terá que se locomover até a capital para fazer e receber na mesma hora o seu documento. Trabalhar cada vez mais para facilitar a vida do povo é um compromisso da Administração Municipal que conta com a parceria do Estado”, disse o Prefeito de Lagarto, Lila Fraga.


Créditos: SECOM / Prefeitura de Lagarto

Leia mais ...

Nessa sexta-feira (4), no auditório do Colégio Estadual Polivalente, centro de Lagarto, foi realizada a cerimônia de encerramento do curso de formação para agentes de trânsito de boa parte dos municípios da região centro sul do estado. A Prefeitura de Lagarto prestigiou o evento que reuniu agentes do município e diversas autoridades locais e população civil.


O Curso de Formação para Agentes de Trânsito (CFAT), turma “Nilo Peçanha”, contou com a parceria de várias Administrações Municipais do sul e centro-sul do estado, exemplo de Lagarto, Poço Verde, Itabaianinha, Simão Dias, Boquim e Umbaúba, e com o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/Se). O curso teve como objetivo a formação e aperfeiçoamento técnico dos profissionais agentes de trânsito dos referidos municípios.


A realização do curso contou com o apoio e suporte técnico do Centro Técnico Profissionalizante de Trânsito (Centep), que promoveu todo o treinamento, tem como diretor Edmilson Santos.


Autoridades que estiveram presentes ao evento: o Prefeito do município de Lagarto, Lila Fraga, o Prefeito de Poço Verde, Thiago Dória, o Vice-prefeito de Boquim, Cloves Trindade, além dos superintendentes do município de Itabaianinha, Antônio Eduardo e de Umbaúba, Roberto Marques, o Diretor do Departamento de Trânsito de Simão Dias, Uilton Rocha, Diretor do Detran/SE, João Bosco, coordenador do Ciretran, Igor Almeida, Diretor da Secretaria Municipal da Ordem Pública e da Defesa da Cidadania (Semop), Kércio Pinto e o Patrono da turma o Capitão QOPM Fábio Luiz Silva Machado.


Ainda estiveram presentes os coordenadores do curso, Zelice Mendonça e Carol Amorim, o Professor do Curso, Cledyvan Siqueira, Presidente da Camara de Vereadores de Poço Verde, Pedro de Jesus, Vereadores do municipio de Lagarto, Cláudio de Dona Lêu e Fábio Franklin, e o Presidente do Sinatran, Leonardo Viana.


“É muito bom capacitar cada vez mais nossos servidores. Esse trabalho está sendo realizado em vários setores da Administração Municipal. Entendemos que um servidor melhor qualificado atenderá a população de maneira rápida e correta. Todos os agentes de trânsito de nosso município estão aptos a trabalhar em qualquer situação, parabéns a esses homens”, detalhou o Prefeito de Lagarto, Lila Fraga.



Créditos: SECOM / Prefeitura de Lagarto

 

agentes 5

 

agentes 4

 

agentes 3

 

agentes 2

 

agentes 1

 

agentes

Leia mais ...

A Prefeitura Municipal de Lagarto, representada pelo Secretario da Ordem Pública e do diretor da Guarda Municipal, se fez presente numa audiência na Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, no dia 28/01/2014, para buscar adequar o município às normas para a obtenção de recursos federais e a discussão sobre os projetos elaborados na área de segurança, voltados para implementação do Sistema de Monitoramento por Câmara contemplando o centro comercial e os principais povoados de Lagarto, além de compartilhar imagens com as Polícias Civil e Militar.

 

Na oportunidade, o Dr. MAURÍCIO RASI, Chefe de Gabinete da SENASP, e a Dra. BEATRIZ CRUZ, titular da Diretoria de Política, Programa e Projetos, sugeriram a agilização na criação dos Conselhos Municipais de Defesa Social (COMDES) e Trânsito e Transporte (COMTRANS), e a reativação do Gabinete de Gestão Integrada, para que o município possa se habilitar no próximo chamamento público, previsto para o mês de março.

 

O projeto elaborado pela Guarda Municipal contempla uma Plataforma Compartilhada Multisserviços, abrangendo o sistema de gestão, vídeo proteção, vigilância e segurança, possibilitando a integração das unidades operacionais da prefeitura (Educação, Saúde, Planejamento, Segurança, Urbanismo e Trânsito) ao concentrar num único ponto o atendimento às demandas da população. As respostas tornam-se mais rápidas, eficazes e anulam o retrabalho e a superposição de tarefas idênticas, resultando em agilidade e ganho qualitativo das ações governamentais.


Baseado em modelo de Vídeo Proteção inteligente, o Sistema fiscaliza remotamente o entorno de escolas, postos de saúde, praças, parques, monumentos, ruas e avenidas. Com o mesmo recurso de imagens, auxilia o gerenciamento do trânsito através de Detecção Automática de Incidentes, Cálculo de Tempo de Percurso e Contagem Veicular etc. Permite o sensoriamento de áreas de risco e o acompanhamento de projetos urbanos de larga escala, dentre outros recursos.

 

O projeto de lei para a criação do Conselho Municipal de Defesa Social encontra-se na Câmara de Vereadores para discussão e aprovação nos primeiros dias de fevereiro, enquanto o projeto de lei para criação do Conselho e do Fundo Municipal de Trânsito e Transporte deverá ser encaminhado à Câmara, nos próximos dias, pelo Prefeito, LILA FRAGA.

 

Créditos: SECRETARIA MUNICIPAL DA ORDEM PÚBLICA E DA DEFESA DA CIDADANIA – SEMOP

Leia mais ...
Praça da Piedade, 13 Centro – Lagarto (SE) - CEP: 49.400-000 Telefone / FAX: (79) 3631-9600