Lagarto é um dos municípios que mais cresce em Sergipe e no Nordeste, devido a diversos fatores, dentre eles, destaca-se a sua localização geográfica, que contempla 500 mil habitantes num raio circular de 50 Km, tornando-o um polo multirregional. Por sua pujança econômica tem sido foco de grandes investimentos federais e estaduais nos últimos anos, presentes na implantação do Campus da Saúde da UFS, na ampliação do Mercado Público, na reestruturação do Balneário Bica e na criação de diversas praças e aparelhamento do Hospital Regional – Hospital Universitário, para assistência da comunidade lagartense e das cidades circunvizinhas. E mais recentemente, houve a criação do Hospital de Amor visando atender pacientes no enfrentamento do CA.

A cidade cresce a passos largos no sentido empresarial e empregatício, com o incentivo de grandes empresas, a exemplo das indústrias do grupo Maratá, Radiante, Railton Faz, Vitória Vidros, Complexo Equestre HFJ e Grupo Zezé Rocha, para além do ramo hoteleiro e de fabricação de doces. Destaca-se ainda neste setor as indústrias de embalagens, de móveis planejados, de velas e de produtos químicos. Aquecidos por outros setores da economia e investimentos públicos o setor do comércio e serviços é o que mais cresce no município, com a presença de lojas de artigos diversos, pontos de fluxo financeiro, imobiliárias, concessionárias, farmácias, clinicas de saúde, óticas, centros de estética e embelezamento, academias, sapatarias, bares, restaurantes, pizzarias, mercearias de pequeno porte, mercados e hipermercados. Vislumbra futuros empreendimentos comerciais como o Shopping Center e vários outros projetos imobiliários públicos e privados.

Ainda no campo empregatício, observa-se um dinamismo econômico sem precedentes, devido ao caráter universitário que a cidade tem ganhado, sediando, com mais expressividade, os seguintes polos universitários: UFS, UNIT, UNIDOM e AGES. No âmbito da educação básica privada, encontram-se as seguintes instituições de ensino: CNSP, GEPP, Colégio Mundial, Colégio Adventista, CJAV e inúmeras unidades de educação infantil.

Em Lagarto, as atividades econômicas estão expressivamente pautadas nos produtos agrícolas, destacando-se na produção da mandioca, milho, fumo e feijão, na lavoura temporária, e na produção da laranja, maracujá e mamão, na lavoura permanente. Produz também banana e coco-da-baía nesta e tomate, batata-doce e amendoim naquela. Em seus cultivos ainda encontramos plantações das mais variadas para subsistência ou para venda nas feiras e até como produtos de exportação, são os casos do tabaco, do milho, da pimenta e das hortaliças.

O município tem um lugar privilegiado no cenário nacional devido a sua vocação para a vaquejada, possuindo o melhor e único parque coberto do Brasil. Destaca-se na pecuária (possuindo um dos maiores rebanhos bovinos do Estado), na criação de equídeos quarto de milha e de ovinos da raça Santa Inês. Ainda no setor pecuarista, conta com os criatórios de suínos, galináceos, bovinos de corte e leiteiro e possui rebanhos de muares, caprinos e asininos.

Lagarto é uma das cidades que mais tem crescido no Estado de Sergipe, apresenta um indubitável desenvolvimento no comércio e na construção civil, com o surgimento de inúmeros núcleos habitacionais, atraídos por uma melhor qualidade de vida e pelos investimentos no setor educacional, da saúde e do agronegócio.

Compartilhe Essa História, Escolha a Sua Plataforma!

Última atualização em 25 de janeiro de 2021